É assim que o intestino irritável é tratado com dietas e suplementos

Existem estratégias alimentares e produtos naturais que podem reduzir ou eliminar o desconforto digestivo.

O intestino irritável afeta uma em cada dez pessoas nos países desenvolvidos e essa proporção aumenta entre as mulheres e entre 20 e 50 anos. As causas são variadas. Eles influenciam a má alimentação, a intolerância alimentar, sofreram infecções e estresse, mas muitas vezes uma causa específica não pode ser determinada.

Os sintomas podem ser leves ou graves. Os mais frequentes são dor abdominal, gases, inchaço, falta de apetite, diarreia ou constipação (ou ambos).

O tratamento convencional inclui medicamentos para tratar sintomas, como anticolinérgicos, antidepressivos e antibióticos. Não há terapia medicamentosa específica e curativa.

Também são recomendadas mudanças na dieta, como evitar alimentos e bebidas que estimulam o intestino (como cafeína, chá ou colas), comer pequenas porções e aumentar a ingestão de alimentos ricos em fibras.

Em geral, seguir uma dieta vegetal com pouco ou nenhum carboidrato refinado favorece um microbioma saudável e a regeneração dos tecidos digestivos. Uma dieta adequada reduz a inflamação intestinal e outros sintomas como fadiga ou depressão, além do risco de doenças cardiovasculares.

DIETA POBRE EM GLÚTEN CONTRA INFLAMAÇÃO INTESTINAL

Além disso, quando os sintomas se tornam mais agudos, dietas específicas podem ser testadas , como baixa em FODMAPS (o acrônimo refere-se a açúcares alimentares conhecidos como oligossacarídeos fermentáveis, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis, que podem exacerbar os sintomas relacionados à síndrome do intestino irritável )

Os produtos ricos em FODMAPS alimentam certas bactérias digestivas que geram subprodutos que causam dor e inchaço. Muitas vezes, evitar ou reduzir esses alimentos ajuda a controlar os sintomas de inflamação, diarreia e constipação.

Os alimentos abundantes no FODMAPS são trigo, cevada, centeio, cebola, alho-porro, aspargo, alho, alcachofra, beterraba, erva-doce, ervilha, endívias, legumes, laticínios, frutas, mel, cogumelos, couve-flor, doces …

Muitos dos alimentos limitados na dieta baixa em FODMAPS são muito saudáveis ​​para a maioria das pessoas. É por isso que deve ser feito por um curto período e sob controle profissional, somente quando os sintomas são exacerbados, uma vez que não há estudos sobre seu efeito benéfico a longo prazo.

Uma dieta baixa ou sem glúten também pode ajudar, mesmo que não seja celíaca, porque o glúten pode atuar na mucosa intestinal e alterar sua função de barreira. Pode ser recomendado especialmente em pessoas afetadas com diarréia.

O mesmo pode ser dito para produtos lácteos. A dieta sem laticínios representa um alívio em muitos casos.

OS SUPLEMENTOS MAIS EFICAZES

PSYLLIUM

Para pessoas com síndrome do intestino irritável e constipação como sintoma predominante, um suplemento de fibra solúvel (por exemplo, aqueles que contêm psyllium) pode ser útil. A fibra solúvel, que deve ser consumida com bastante água, também é encontrada em alimentos como feijão, abacate, aveia e ameixa seca.

Este suplemento deve ser tomado sob supervisão médica se qualquer tratamento medicamentoso estiver sendo seguido, pois pode influenciar a absorção. Em geral, basta tomar o medicamento duas horas antes do suplemento rico em fibras.

PROBIÓTICOS

Uma revisão de estudos recentes, que reuniu 1.800 pacientes participantes, mostrou que os probióticos (suplementos viáveis ​​a bactérias) reduzem efetivamente a dor e a gravidade dos sintomas da síndrome do intestino irritável, especialmente nos casos em que a diarréia predomina.

No entanto, dada a variedade de probióticos diferentes estudados, é difícil saber exatamente quais são as doses mais úteis ou quais são as doses mais adequadas.

No entanto, de acordo com a Associação Americana de Gastroenterologia, os probióticos mais comumente utilizados são Bifidobacterium infantis, Sacchromyces boulardii e Lactobacillus plantarum.

Por seu lado, os médicos Mª Luisa Morales e Dr. Francisca Agustín recomendam, para a síndrome do intestino irritável, as cepas NFC01748, NFCM
e LC1 de Lactobacillus acidophillus, bem como Lactobacillus casei, Lactobacillus plantarum e Bifidobacterium longum.

ÓLEO DE HORTELÃ-PIMENTA

O óleo de hortelã-pimenta tem a propriedade de relaxar os músculos lisos do sistema gastrointestinal e pode ajudar a reduzir a dor abdominal associada à síndrome do intestino irritável.

Para reduzir o potencial de azia, são recomendadas cápsulas de liberação retardada (que geralmente contêm 0,2 ml de óleo de hortelã-pimenta). A dose para adultos é de uma a duas cápsulas até três vezes por dia.

Dietas específicas, suplementos e técnicas de relaxamento e meditação são métodos seguros que também podem ser usados ​​em combinação com medicamentos, se necessários mediante receita médica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *